Spam

Identificando um Spam

    O primeiro passo para combater o spam é saber o que ele é. Spam é toda mensagem recebida sem que seja solicitada, apelidado pela internet como Stupid Pointless Annoying Message (mensagem estúpida, sem propósito e irritante).
    A maioria das vezes eles são enviados por email. Você pode identificá-los se perceber que as mensagens que você recebe contêm promessas milagrosas, prêmios, promoções e descontos. Desconfie de toda mensagem apelativa.
    Erros de ortografia e caracteres estranhos são características bem marcantes dessas mensagens. Observe um exemplo de spam:


    Na imagem acima, perceba que a pessoa foi informada que ganhou um prêmio. Repare no assunto do email, existem caracteres estranhos como “*”, “_” e emojis de estrela.
    De qualquer forma, jamais clique em algum link de um spam, pois isso só confirmará que aquele endereço de email é ativo e está recebendo as mensagens, e isso aumentará o fluxo de spams encaminhados para seu email.

 
 

Previnindo-se de Spam

    A pessoa responsável pela prática de enviar Spams é chamada de Spammer e eles vasculham a internet em busca de emails. Mas o que é possível fazer para não ser um alvo? A seguir veremos alguns meios do spammer conseguir o email pessoal de alguém e como evitar que o seu seja um desses.

1. Lista de Emails

    Quando o usuário se cadastra em algum site/blog para receber um produto ou se inscreve em algum evento, seu email fica disponível para o proprietário daquele site. Este pode, futuramente, vender a lista com todos os emails cadastrados para um spammer. Exemplo de cadastro de email para receber um ebook:


    Logo, o primeiro passo é evitar se inscrever em sites e cadastrar seu email, você não sabe da conduta do proprietário e se ele venderá seu email depois. Mas se ainda assim você deseja se cadastrar, avalie se é realmente necessário.
 

2. Email Público

    Algumas redes sociais, como o Facebook, podem mostrar seu email ao entrar no perfil. É muito importante mudar essa configuração, pois existem algoritmos que vasculham a internet atrás de emails públicos para que o spammer possa usar como destinatário. Para se prevenir apenas mude a privacidade para privado, onde apenas você poderá acessar essa informação.

 

3. Vazamento de Banco de Dados

    Algumas vezes pode ocorrer o vazamento do banco de dados de algum serviço em que você está cadastrado. Isso não é culpa do usuário. Infelizmente, somos impotentes contra o vazamento de dados. Uma vez vazado, o spammer poder usar o seu email para praticar o spam. Mas o usuário pode tomar medidas para que sua conta não seja totalmente comprometida.
    O site Have I Been Pwned tem vários vazamentos listados. Você insere seu email na busca e ele verifica se seu email foi vazado e te mostra de onde vazou. No exemplo abaixo o email foi vazado 4 vezes:


    Senhas também são vazadas nesses incidentes. Por isso é preciso que o usuário mude a senha e esteja constantemente atento a novos vazamentos. O próprio site Have I Been Pwned tem a opção de enviar um alerta para você caso seu email seja encontrado em um vazamento futuro para que você possa mudar a senha e se proteger. Um site brasileiro alternativo é o minhasenha.com. É bem fácil de usar e é mais acessível, pois está em português:


Você pode acessar Have I Been Pwned apertando aqui.
Você pode acessar minhasenha.com apertando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invasão em Redes Sem-Fios: Wi-Fi Hacking

Clones de Sites

Como se proteger de Adwares