Como se proteger de Phishing de e-mail
Phishing é uma técnica de crime de informática que utiliza a engenharia social para roubo de informações pessoais ou confidenciais através de e-mails, mensagens e até por telefone. O phishing é perigoso não por utilizar de artifícios tecnológicos, mas sim socias. Então a forma de se defender é prestar atenção em características comuns sobre esse tipo de ataque. Abaixo estão dicas úteis para se proteger contra esse tipo de ataque.
1. Atenção à linguagem: Os phisher(pessoas que praticam o phishing) tentam desviar a sua atenção dos detalhes importantes; seja com uma linguagem mais confortante e querendo passar confiança(fingindo), com uma sensação de urgência(um e-mail sobre invasão de conta bancária) e/ou temas apelativos(promessas monetárias). Quando ver um e-mail com linguagens assim e não for de alguém que conheça, desconfie. Desconfia até de quem conhece.
2. Atenção ao remetente: Muitos phishers podem fingir serem pessoas/empresas que você já conhece, como fingir ser o Google, a Microsoft, o Twitter etc. E isso se mistura com a primeira dica, preste atenção na mensagem do e-mail, já que alguns remetentes podem passar despercebido mesmo você estando atento. Um exemplo seria "@exemplo@googIe.com", dependendo da fonte passa despercebido que o "l" de "google" é um i maiúsculo(I).
3. Atenção aos links: Não clique em nenhum link suspeito e até mesmo imagens e textos. Os phishers querem induzir o usuário a clicar nesses links e redirecionarem ele à sites maliciosos que podem instalar programas maliciosos e/ou roubar seus dados. Eles ainda podem colocar os links escondidos em imagens e até no próprio texto para que o usuário clique sem nem perceber. Então tente não clicar em nada antes de ler.
4. Software de Firewall: Tenha um e o deixe sempre ligado. Esses softwares verificam a segurança do tráfego de entrada, ou seja, verifica se um site é ou não seguro. Isso ajuda quando você sem querer clicou num link que não devia (como foi aconselhado que não fizesse na dica acima), esse programa evitará que você se conecte com o site referente ao link e salve seu computador de um possível vírus.
5. Antivírus e anti-spam: Assim como o spam, o phishing também apela muito na sua linguagem (como descrito na primeira dica) de forma apelativa, e o anti-spam identifica esse tipo de ajuda. Isso faz com que ele ajuda na detecção e prevenção do phishing. E o antivírus protege você de vários tipos de vírus e programas maliciosos, que os phishing em que você cair pode eventualmente instalar em sua máquina. Assim mantenha sempre o antivírus atualizado
6. Plugins(extensões): Algumas extensões de navegador anti-phishing, que podem ser baixadas na loja de extensões de seu respectivo navegador, e eles ajudam na questão de bloquear sites de acordo com uma whitelist(lista branca) e uma blacklist(lista negra) que determinam se um site é malicioso ou seguro.
Vale ressaltar que nenhuma dessas dicas te deixa imune ao golpe. Phishing é baseado em engenharia social (basicamente te enganar) e está em constante evolução para continuar enganando pessoas. Então sempre preste atenção em e-mails, ainda mais os importantes. Nunca se sabe se estamos em temporada de pesca.
Comentários
Postar um comentário